Sua empresa está preparada para cobrar/negociar?

  • 0

Sua empresa está preparada para cobrar/negociar?

A realização de cobrança de créditos vencidos é bem antiga, mas a forma de cobrar mudou, e muito. Há poucas décadas, o formato de cobrança era bastante ofensivo e até mesmo agressivo, uma vez que o credor exigia o pagamento por parte do devedor a qualquer custo.

Mas felizmente os tempos mudaram, o setor de recuperação de crédito e acordos financeiros evoluiu, e, atualmente,  a abordagem ao devedor é mais ágil, mais inteligente e mais eficiente.

Cristiano Ayres de Figueiredo, sócio-diretor da empresa 3A Soluções, explica que o preparo do negociador/cobrador é fundamental para que a negociação seja positiva. “A forma de agir e negociar serão os pontos chaves para uma boa recuperação de clientes inadimplentes.  Buscamos sempre a negociação “ganha/ganha”, ou seja, resolver o problema do cliente inadimplente e também o da empresa credora”, explica.

Mas é claro que, para que isso ocorra, é necessário analisar alguns pontos fundamentais listados abaixo.

Postura do analista de cobrança/negociador

  • Ele deve ser claro em uma negociação, utilizar palavras simples, de forma que pessoas com diferentes graus de instrução consigam entender perfeitamente, sem o uso de termos técnicos e palavras de difícil compreensão.
  • Ninguém gosta de enrolação, portanto, é necessário ser objetivo. O negócio não é envolver o devedor, mas sim negociar com ele. O analista deve ir direto ao ponto, apontar o problema e em seguida a solução do mesmo. Caso o devedor não tenha a iniciativa de propor um acordo, deve-se apresentar uma proposta de forma direta.
  • Ser firme sem ser grosseiro. Manter o tom de voz, sem oscilações que possam demonstrar fraqueza ou inexperiência. Para isso, é importante empresas que estejam capacitadas e que investem permanentemente no treinamento de sua equipe.
  • Respeitar sempre a política do contratante, porque a regra será sempre dele, mas o planejamento, a gestão de pessoas, a monitoria e o permanente investimento em novas tecnologias são responsabilidades das empresas contratadas, e fazem toda a diferença.

Precisa contratar uma empresa especializada para realizar recuperação de crédito e acordos financeiros para a sua empresa?

A 3A Soluções é uma empresa especializada em recuperação de crédito que oferece soluções inovadoras e eficientes nas negociações de dívidas ou refinanciamento de débitos. Acreditamos que cada cliente é importante, por isso oferecemos atendimento personalizado. Além do teleatendimento, também estamos à disposição para negociar dívidas ou refinanciar débitos via whatsapp, chat e redes sociais.

Nossa equipe está preparada para atendê-lo da melhor forma possível. Saiba mais sobre nossas soluções, processos e tecnologias.


Leave a Reply